top of page
  • Foto do escritorDeborah Queiroz

Soraya Thronicke vai apresentar emenda para a construção de 10 “Salas Lilás” no Estado


Em audiência em seu gabinete no Senado Federal nesta quarta-feira (16/06) com a delegada de Polícia Civil Christiane Grossi e com a escrivã de Polícia Civil Maria Angélica Fontanari, a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) comprometeu-se em indicar uma emenda parlamentar individual ao Orçamento Geral da União de 2022 para a construção de mais 10 “Salas Lilás” nas delegacias da Polícia Civil das cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

 

Segundo Soraya Thronicke, esses locais são destinados ao atendimento e serviço de proteção às mulheres em situação de violência, bem como crianças de ambos os sexos e as adolescentes vítimas de violência, preservando-as da espera na recepção comum e disponibilizando brinquedos, livros e atendimento com psicóloga. “No próximo mês de outubro, farei a indicação dessa emenda parlamentar individual para a construção dessas salas com liberação a partir de 2022. As Salas Lilás serão nas próprias delegacias das cidades do interior com maior índice de violência contra mulheres”, informou.

 

Ainda durante a reunião, a parlamentar sul-mato-grossense tratou com a delegada Christiane Grossi e com a escrivã Maria Angélica Fontanari outras políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. “Ao longo do meu mandato tenho dedicado uma atenção especial para essa questão, primeiro porque sou mulher e segundo porque se trata de uma chaga da nossa sociedade que precisa ser sanada. Ao disponibilizarmos medidas como essas, estamos contribuindo para reduzir o número de mulheres vítimas de violência”, ressaltou.

 

Mato Grosso do Sul é pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, especialmente no que tange às políticas públicas de enfrentamento à violência e as “Salas Lilás” fazem parte dessa política de enfrentamento à violência contra mulheres. A 1ª “Sala Lilás” do Estado foi inaugurada no IMOL de Campo Grande em novembro de 2017, inspirada no modelo existente no Rio Grande do Sul, e, em 2019, foram inauguradas “Salas Lilás” nos municípios de Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro.

 

No ano passado, em Maracaju, foi inaugurada mais uma “Sala Lilás”, totalizando seis locais especializados para atendimento às crianças, meninas e mulheres em situação de violência, que precisam comparecer em uma Delegacia de Polícia Civil para registro do boletim de ocorrência. Além disso, mais 17 novas “Salas Lilás” estão em fase de implantação nos municípios de pequeno e médio porte do Estado, o que possibilitará maior conforto e segurança para mulheres vítimas de violência.​

Comments


bottom of page