Caravana da Castração emociona tutores e beneficia 480 animais em Nova Andradina
- elciholsback
- 29 de set.
- 2 min de leitura

Na manhã deste domingo (28), tutores conscientes acordaram cedo para um compromisso especial: levar cães e gatos até a Caravana da Castração, que chegou em Nova Andradina. O local foi tomado por histórias de afeto e cuidado, desde o pet mais velhinho, que há anos faz parte da família, até aquele resgatado das ruas e que hoje ganhou um novo lar. Todos compartilharam o mesmo destino: receber castração, vacinação e microchipagem, garantindo saúde e dignidade.
Entre essas histórias está a de Maria Aparecida Souza e sua cachorrinha Lilica, adotada das ruas. “O encontro foi amor à primeira vista e agora ela é parte da família. Achei essa iniciativa muito boa, a gente ama os bichinhos, né? Que bom que teve quem olhasse por eles”, emocionou-se a moradora, enquanto acompanhava o atendimento da companheira de quatro patas.
A ação prevê o atendimento de 480 animais em Nova Andradina até o dia 30 de setembro. Realizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal, a Caravana é viabilizada graças ao investimento de R$ 5 milhões em emendas da senadora Soraya Thronicke (PODEMOS). Com esse recurso inédito para a causa animal destinado por um parlamentar de uma vez, o projeto já contemplou 18 munícipios e mais de 8 mil animais atendidos desde o início.

Para a senadora Soraya Thronicke, a causa animal precisa ser entendida como uma pauta de saúde pública e social. “Quando falamos em castração, falamos em prevenção de zoonoses, em controle populacional e em respeito à vida. No aspecto social, reduzimos o abandono, os maus-tratos e apoiamos famílias que têm nos animais membros importantes do lar. Esse cuidado traz dignidade para todos: pessoas e pets”, afirmou.
O prefeito de Nova Andradina, Dr. Leandro Fedossi, destacou o impacto positivo da iniciativa. “A Caravana de Castração chega em nosso município fortalecendo a saúde pública, prevenindo doenças e promovendo bem-estar de cães e gatos. Essa ação demonstra como parcerias entre governo e comunidade podem gerar impactos reais e positivos na vida da nossa população”, declarou, agradecendo à senadora Soraya Thronicke, ao governador Eduardo Riedel e ao deputado Pedro Caravina pelo investimento no projeto.

A vereadora do Podemos, Marcia Lobo, também ressaltou a sensibilidade da senadora Soraya. “Ela demonstra atenção com nossa comunidade. Os animais fazem parte da nossa rotina e essa iniciativa faz a diferença para a nossa cidade”, disse.
Com cerca de 46 mil habitantes, Nova Andradina integra a segunda região a receber a Caravana. Após a cidade, os próximos municípios a serem contemplados são Taquarussu e Batayporã. Para participar, os tutores precisam realizar agendamento prévio no portal www.sigpet.ms.gov.br.
Mais do que números, a Caravana leva esperança. Em cada pet atendido e em cada gesto de cuidado dos tutores, fica evidente que a iniciativa representa um marco no cuidado animal em Mato Grosso do Sul, unindo saúde, responsabilidade social e amor incondicional, reforçando que castrar é um ato de amor e responsabilidade!












Comentários