Com recursos da senadora Soraya Thronicke, Caravana da Castração já atendeu mais de 5 mil animais em MS
- elciholsback
- há 6 minutos
- 3 min de leitura
O Brasil possui a terceira maior população pet do mundo, com cerca de 150 a 160 milhões de animais de estimação — número que equivale a três vezes a população do estado de São Paulo, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Esse dado revela o amor do brasileiro pelos pets, que cada vez mais ocupam lugar de destaque nas famílias. Porém, muitas pessoas, apesar do carinho, não têm condições de arcar com a castração, o que resulta em procriação descontrolada e riscos à saúde animal e humana´.
Com o olhar voltado à causa animal e a saúde pública, a senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos) destinou R$ 5 milhões em recursos para a Caravana da Castração no Estado, uma iniciativa inédita. Até o momento, mais de 5 mil animais já foram castrados.
“Destinamos R$ 5 milhões em emendas para tornar realidade a Caravana da Castração, uma ação inédita que vai percorrer 56 cidades de Mato Grosso do Sul. Castrar é um ato de amor, de cuidado e de atenção à saúde dos nossos animais e também da população. É uma forma de prevenir doenças, evitar o abandono e promover bem-estar. Tenho muito orgulho de contribuir para essa iniciativa que une responsabilidade, saúde pública e respeito à causa animal”, afirma a senadora.
Primeiras cidades atendidas
A primeira cidade da região Leste de Mato Grosso do Sul a receber a Caravana foi Inocência. Conhecida como “Princesinha do MS” e com cerca de 8,4 mil habitantes, o município recebeu a ação entre os dias 22 e 24 de agosto, quando 260 animais foram castrados.
Para o prefeito Antônio Ângelo, o Toninho da Cofapi, a atenção da senadora Soraya Thronicke à causa animal é fundamental. “Inocência agradece imensamente pela atenção da senadora Soraya com nossos animais, algo que reflete na saúde pública. A destinação destes recursos atende vários municípios de forma efetiva e esse trabalho é muito importante e só temos a agradecer”, destaca o prefeito.
A dona de casa Ana Maria Gomes cadastrou seu gato Amarelo assim que soube que a ação chegaria a Inocência. Preocupada com as ‘voltinhas’ que o felino faz pela vizinhança, acredita que a castração irá contribuir para que se torne mais calmo e escape menos para a rua. “Quem ama se preocupa, mas no instinto ele consegue fugir e já fazia tempo que queria castrar. Hoje fico aliviada que vamos conseguir e de graça. Agradeço muito à senadora por lembrar dos bichos também”, conta a tutora que resgatou o pet ainda filhote na rua.
A Caravana avança pelo MS
A Caravana da Castração é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal). A primeira região atendida pela iniciativa contemplou 10 municípios em 38 dias: Miranda, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Jardim, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá.
A segunda região, iniciada em Inocência, atenderá 14 cidades: Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Taquarussu, Batayporã e Novo Horizonte do Sul.
Para realizar a castração dos animais, é necessário agendamento prévio pelo https://www.sigpet.ms.gov.br/.
Confira as datas de agendamento on-line e de atendimento:
Cassilândia: 26 a 28 de agosto
Chapadão do Sul: 30 de agosto a 1º de setembro (agendamento: 29 de agosto)
Paranaíba: 3 a 5 de setembro (agendamento: 2 de setembro)
Selvíria: 7 de setembro (agendamento: 6 de setembro)
Três Lagoas: 9 a 16 de setembro (agendamento: 8 de setembro)
Brasilândia: 18 de setembro (agendamento: 17 de setembro)
Santa Rita do Pardo: 20 de setembro (agendamento: 19 de setembro)
Bataguassu: 22 a 24 de setembro (agendamento: 21 de setembro)
Anaurilândia: 26 de setembro (agendamento: 25 de setembro)
Nova Andradina: 28 a 30 de setembro (agendamento: 27 de setembro)
Taquarussu: 2 de outubro (agendamento: 1º de outubro)
Batayporã: 4 de outubro (agendamento: 3 de outubro)
Novo Horizonte do Sul: 6 de outubro (agendamento: 3 de outubro)
Comentários